José Távora
SUSI
Instalação
Susi é um ser confinado a um cubo transparente: podereis ajudá-la ou simplesmente dar-lhe música.
Composta por:
1. Base em madeira pintada. Do ponto de vista criativo ignorou-se audaciosamente o conceito de esquadria, com intervenções alternadas de grosa e serra tico-tico, inscrevendo-se o resultado, surpreendentemente, numa estética wabisabi. Na perspectiva simbólica, viria à memória o Alvo Quadrado místico de Abu Al'Bn Haagar, se isto não fosse uma grandecíssima galga.
2. Cubo em vidro acrílico e vidro espelhado, com 25 x 25 x 25,1 centímetros. O senhor da loja de vidros explicou-me a razão dos 25,1 mas eu esqueci-me.
3. Brinquedo de corda do período 1945-49 do famoso fabricante Marke Lehman, isto garanto que é verdade. A inscrição na barriga do bicho diz: "Made in Germany US - zone". Nunca olhei para a barriga de um Sharan mas também deve dizer qualquer coisa gira.
4. Chave de corda para o referido brinquedo. Qualquer que seja a desculpa, não penseis em a palmar, que são muito difíceis de arranjar.
5. Caixa de música programável Kikkerland. Desenhada na Holanda ou no EUA, nunca saberemos, mas seguramente Made in China como tudo o resto. Livre de Inteligência Artificial, assim à primeira vista.
6. Trecho programado: de um compositor austríaco da escola pop que viveu entre 1825 e 1899, olha o azar. Vocês, perdão, vós sabeis qual é: é aquele do rio que tinha a mania de que era azul.
Sem comentários:
Enviar um comentário